+55 (51) 3228-8844
coesars@coesars.com.br

31/03/2023 - Chile reporta novo caso de gripe aviária de alta patogenicidade

Caso foi identificado durante inspeção realizada no último dia 22 e estaria relacionado aos surtos entre aves selvagens que ocorrem no país desde o ano passado

 

O Chile reportou nesta sexta-feira (31/3) um novo foco de gripe aviária de alta patogenicidade no país, desta vez em fazendas da região Sul, próximo a Concepción. De acordo com o comunicado enviado à Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), os animais foram encontrados durante uma inspeção com sinais clínicos da doença, além de um grande número de aves já mortas na propriedade.

Ainda de acordo com as autoridades sanitárias chilenas, a biossegurança da instalação é de nível médio e a menos de 100 metros das granjas há dois tanques de água onde foi relatado a presença frequente de aves selvagens, principalmente patos.

Parte das aves foi abatida entre os dias 25 e 29 deste mês, seguido do enterro das carcaças, ovos, guano e ração. Numa segunda instalação da propriedade, onde não foi contatada nenhuma morte, os abates começaram ontem (30/3) e área de surto de 3 km e uma área de vigilância de 7 km (10 km no total) foram estabelecidas para vigilância e controle epidemiológico.

Diante das características do novo foco, o governo chileno descarta relação com os outros dois casos em aviários comerciais registrados no país este mês, um deles na unidade industrial da Agrosuper na região de O'Higgins. O caso levou o Serviço Agropecuário chileno (SAG) a suspender a exportação de carne de frango.

Na última quarta-feira, as autoridades sanitárias chilenas também reportaram o primeiro caso de gripe aviária em humano, detectado em um homem de 53 anos que apresentava sintomas graves. O governo chileno ainda investiga a fonte de contágio, bem como outras pessoas que estiveram em contato com o paciente.

Fonte: Globo Rural
Créditos da Imagem: Globo Rural

Galeria de fotos
globo rural