23/02/2021 - Gripe Aviária: Alemanha detecta novos casos em aves; França reativa campanhas de alerta
O Instituto Friedrich Loeffler, da Alemanha, informou que foram detectados mais de 650 casos de gripe aviária altamente patogênica (HPAIV H5) em aves selvagens do país. Desde outubro do ano passado, o governo alemão enfrenta mais de 66 surtos de gripe aviária em aves de criadouros, além de outras que eram mantidas em parques estaduais na Alemanha. Além disso, 25 países europeus já relataram casos ou surtos de HPAIV, subtipo H5, em aves selvagens mantidas em cativeiro.
O risco de propagação em populações de pássaros aquáticos e em granjas, além de populações de zoológicos, por exemplo, é classificado como alto, segundo o instituto alemão.
O governo da Alemanha tem adotado medidas de monitoramento de aves selvagens mortas ou doentes, e intensificou medidas, na última semana, na tentativa de frear os surtos.
A gripe aviária é altamente contagiosa para as aves domésticas e tem sintomas gerais graves. O HPAIV também pode ser transmitido ao homem quando exposto a uma alta dose infecciosa, podendo levar à morte, diz o instituto.
França
Após a notícia de contaminação de gripe aviária em seres humanos na Rússia, o governo francês, por meio dos Ministérios da Agricultura e Saúde, reativou campanhas de alerta e medidas tomadas de monitoramento e controle da gripe aviária. O risco de contaminação de aves domésticas por animais selvagens permanece alto em todo o país, alertou o governo da França.
A gripe aviária se alastrou pelo país, em particular no Sudoeste, desde dezembro de 2020 (466 surtos detectados), e permanece sendo monitorada. Até o momento, 130 sequências virais completas foram obtidas. Nenhuma das análises realizadas por laboratórios franceses mostrou quaisquer propriedades que suscitem o receio de um risco de transmissão ao ser humano pelo atual vírus da gripe aviária que circula entre as aves domésticas na França.
A Santé Publique France, responsável pela vigilância epidemiológica, e o Centro de Referência Nacional para vírus respiratórios, incluindo influenza, também foram contatados para conduzir uma análise de risco.
Os casos de gripe aviária em animais desaceleraram acentuadamente na França. A estratégia de abate preventivo tem mostrado sua eficácia para deter o vírus nas fazendas. No total, foram cerca de 3 milhões de aves abatidas na França desde dezembro passado e, segundo o governo, a qualquer nova suspeita, as medidas de contenção são retomadas.
Fonte: Estadão
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV