17/11/2021 Influenza aviária em granja avícola holandesa impõe sacrifício de mais de 100 mil frangos
A gripe aviária foi diagnosticada em uma granja de frangos de corte em Tzum, na província de Friesland, na Holanda, na noite de domingo. As autoridades governamentais acreditam que se trata de variante altamente patogênica.
Para evitar que o vírus se espalhe, cerca de 122.500 frangos estão sendo sacrificados. A determinação está sendo acompanhada pela Autoridade Holandesa de Segurança de Alimentos e Produtos de Consumo (NVWA), anunciou o governo holandês em um comunicado no domingo .
Há uma outra granja em um raio de 3 quilômetros ao redor da granja onde ocorreu o surto. As investigações também estão em andamento nessa operação.
Outras 14 granjas avícolas estão localizadas no raio de 10 quilômetros ao redor da granja infectada.
Uma proibição de transporte foi anunciada imediatamente para granjas avícolas em uma zona de 10 quilômetros ao redor da empresa em Tzum. A proibição de transporte se aplica a todas as aves, ovos para incubação e de mesa de qualquer local com aves.
Este é apenas um dos muitos surtos já registrados na Holanda neste outono e, como de costume, no contexto da contaminação na empresa em Tzum, uma investigação de rastreamento está sendo conduzida para avaliar os contatos de alto risco. Nessas investigações, o NVWA examina se ‘contato de risco’ ocorreu entre a empresa infectada e outros locais. Um contato de risco é, por exemplo, quando um visitante foi a uma empresa infectada e depois visitou outra empresa.
Fonte: Avisite