17/11/2021 3º SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÕES EM SANIDADE AVÍCOLA
No dia 11 de Novembro de 2021, a ASGAV promoveu em formato virtual a 3º Edição do Simpósio Atualizações em Sanidade Avícola, com temática voltada a avicultura de corte.
O evento reuniu público de mais de 100 participantes e contou com representantes da cadeia produtiva, do serviço oficial, das universidades e pesquisadores.
Em sua abertura, José Eduardo dos Santos – Presidente Executivo ASGAV/SIPARGS, destacou a importância deste evento para discutir os temas mais relevantes e atuais no que tange a sanidade dos planteis e para promover a interação entre os diferentes elos da avicultura nacional. Eduardo reforçou o compromisso da ASGAV em dar continuidade neste simpósio, provavelmente voltando ao formato presencial na próxima edição, dentro do VI AVISULAT que acontecerá de 28 a 30 de Novembro de 2022 na FIERGS em Porto Alegre, RS.
Apresentações e debates de alto nível marcaram esta edição que foi organizada em torno de dois temas centrais: Salmonella na Avicultura e Resistência aos Antimicrobianos.
As novidades no campo dos estudos epidemiológicos utilizando genômica comparativa foram trazidas pela palestrante Natalie Rizzo, responsável pelos laboratórios de sanidade animal e microbiologia de alimentos da UPF. As novas opções de tipificação para o monitoramento da salmonella foi o tema da palestra da Grasiela Mattei diretora do laboratório Sanuvitas. Já as experiências e estratégias utilizadas e recomendadas para reduzir e enfrentar a salmonella no campo foram abordadas pela Simone Martins coordenadora técnica de avicultura da MSD Saúde Animal.
A importância de um programa de biosseguridade bem definido e da correta aplicação das práticas e procedimentos em cada etapa do processo de produção foi destacada como sendo o mínimo, o básico e o mais importante no que se refere a prevenção e controle de contaminações nos plantéis avícolas. Além disso, os palestrantes enfatizaram a necessidade de realização de um monitoramento inteligente para identificar e tipificar os sorovares de salmonella presentes nas produções avícolas, realizando a coleta de amostras e encaminhando os materiais de forma adequada para que os laboratórios possam corretamente avaliá-las.
O Serviço Oficial, muito bem representado pelas Dra Taís Oltramari Barnasque do PNSA/SFA-RS e Dra Suzana Bresslau da Coordenação Geral de Produtos de Uso Veterinário, trouxe para enriquecer esta discussão os temas referentes as diretrizes oficiais para o controle de salmonella e as ações para combater a resistência aos antimicrobianos. A resistência aos antimicrobianos também foi o tema da palestra do Professor Helton Fernandes dos Santos da UFSM que, de forma muito didática, abordou alguns mecanismos empregados pelos microrganismos para sobreviver e a importância das ações do homem nesse processo de desenvolvimento de resistência.
Para encerrar o evento, a experiência prática do Consultor Técnico Marcos Daí Prá foi compartilhada mostrando o que empresas como a BRF estão fazendo na prática para enfrentar o problema da salmonella.
Ao longo desta edição, a interação entre os palestrantes e participantes reforçou a importância de um trabalho conjunto entre produtores, agroindústria, pesquisadores e serviço oficial para combater a Salmonella e a resistência antimicrobiana, tendo em vista que o objetivo de todos é o mesmo: uma produção eficiente para entregar ao consumidor um produto seguro e de qualidade.
Fonte: Comunicação ASGAV&OVOS RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 - comunicacao@asgav.com.br