+55 (51) 3228-8844
coesars@coesars.com.br

16/06/2021 - O avanço da biossegurança na avicultura brasileira

A edição de junho da Revista do AviSite traz uma análise sobre um dos principais pilares da avicultura: a sanidade.

A ciência e a tecnologia estão a favor da sanidade avícola e a inovação trouxe muitos benefícios para os processos de vacinação, permitindo vacinar vários animais ao mesmo tempo e garantindo um lote mais homogêneo, fortalecendo a criação de programas vacinais para diversas situações epidemiológicas.

Quem explica é o médico-veterinário, professor da Universidade de São Paulo – USP e membro do Conselho da Facta, Antônio Piantino. “As vacinas de alta tecnologia são totalmente diferentes das primeiras disponíveis no Brasil no início dos anos 2000. Além disso, hoje existem tecnologias que garantem a qualidade da vacina em incubatório e a rastreabilidade do processo”, explica o médico-veterinário.

Ele afirma ainda que os diversos estudos e pesquisas a respeito da imunização dos frangos proporcionaram uma evolução na tecnologia das vacinas e elas se tornaram melhores. “A vacinação de plantéis avícolas, ou de animais de produção, é fundamental para que não ocorram problemas sanitários, perda de produtividade, queda no ganho de peso e mortalidade. Hoje existem muitas vacinas sendo desenvolvidas e novas abordagens de diagnóstico. Tudo isso tem evoluído e, felizmente, na avicultura é muito rápida a detecção de novas doenças, a implementação de diagnósticos e, consequentemente, o desenvolvimento de novas ferramentas através das vacinas”, frisa Piantino. “A avicultura brasileira só se tornou referência no mundo, sendo um dos expoentes de produção de carne de frango e de ovos graças ao uso das vacinas. Também, o desenvolvimento da genética e da nutrição, completando esse tripé, foi fundamental para que a avicultura se tornasse destaque no agronegócio brasileiro”, disse.

Especial Sanidade

Saiba como empresas, associações e o mercado em geral lida para a melhoria constante deste que é um dos principais pilares da avicultura, a sanidade.

Entrevista

Ivan Siqueira, diretor do negócio Aves Pesadas da Seara conta como a empresa está priorizando itens de maior valor agregado e dá detalhes sobre os passos da empresa para o segundo semestre de 2021

E ainda, destaques técnicos:

-Fatores de Risco para introdução e disseminação do vírus da Doença de Newcastle

- Fosfeto de Alumínio no controle de Cascudinho

- A importância dos marcadores de saúde intestinal para avaliação de probióticos

E muito mais!

Acesse gratuitamente o leitor digital da Revista do AviSite!

Fonte: Revista do AviSite
Autor: Redação