16/05/2023 - Nota de posicionamento após confirmação oficial caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves marinhas migratórias no Brasil
Em nome da Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul (O.A.RS) e suas entidades membros Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) e Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas (SIPARGS) vimos por meio deste informar que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA – oficializou detecção de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade - IAAP (H5N1) em aves marinhas migratórias no Brasil.
A detecção ocorreu em duas aves silvestres (aves marinhas da espécie Thalasseus ocuflavidus e de nome popular Trinta-réis-de-bando) no litoral do Estado do Espírito Santo.
Destacamos que a notificação de casos de IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre. Assim, não há qualquer alteração com relação ao abastecimento interno de produtos e não são esperadas mudanças no fluxo de comércio internacional de produtos brasileiros, tendo como princípio as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Ademais, destacamos que é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos, segundo informações cientificamente respaldadas pela OMSA, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente.
A Defesa Sanitária Animal, através do MAPA e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação - SEAPI - seguem realizando intenso monitoramento e ações de vigilância em todo território gaúcho e, até o momento, não há registro de casos no Estado. A Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul informa que segue diretrizes e recomendações da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA.
Reiteramos nossas orientações e recomendações do reforço às medidas de biosseguridade para todo o setor avícola do Rio Grande do Sul. Materiais informativos podem ser acessados através de nossos canais de comunicação.
Dúvidas, mais informações e detalhes técnicos podem ser encaminhados para o e-mail: suporte@asgav.com.br ou através do fone: (51) 9.8600.9684/ (51) 3228.8844 - Caroline Freitas - Médica Veterinária Assessora Técnica.
por José Eduardo dos Santos
Presidente Executivo da Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul
Associação Gaúcha de Avicultura - ASGAV
Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas no Estado do RS – SIPARGS
Coordenador do Programa Ovos RS e do Programa Ovos Plus Quality