16/01/2023 - Honduras declara emergência sanitária por gripe aviária
O governo de Honduras decretou neste sábado (14) uma “emergência sanitária” por 90 dias, após detectar a gripe aviária em pelicanos localizados na costa do Caribe, segundo um decreto publicado no Diário Oficial.
O período de emergência, prorrogável em função da evolução epidemiológica, foi determinado “com o objetivo de prevenir, controlar e eliminar a presença da gripe aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves domésticas e selvagens”, refere o decreto.
A decisão foi adotada pelo governo “diante da confirmação da presença no território nacional da gripe aviária detectada em aves aquáticas silvestres identificadas como pelicanos marrons na praia da cidade de La Ceiba”, no Caribe, a cerca de 300 km de Tegucigalpa.
No início de janeiro, as autoridades relataram dois surtos de infecção por influenza aviária H5N1, quando mais de trinta pelicanos mortos foram encontrados.
O governo hondurenho pede à população que mantenha e fortaleça as ações de prevenção, controle e vigilância epidemiológica para detecção precoce” com o objetivo de “eliminar o surto e evitar sua propagação para outras áreas geográficas do país”.
Fonte: AFP
Créditos de Imagem: Banco de Imagens ASGAV/SIPARGS