15/12/2021 Simbiótico tem eficácia superior para nutrição de aves na produção de ovos
Estímulo à imunidade de galinhas poedeiras ajuda a tornar o negócio mais rentável
Uma pesquisa publicada neste ano de 2021 constatou a superioridade do simbiótico imunomodulador frente aos aditivos probióticos convencionais usados para suplementar a nutrição de aves poedeiras. Durante os ensaios realizados no município de Bastos (SP), entre 16/05/2020 e 20/01/2021, os pesquisadores constataram a ação imunomoduladora da cepa Saccharomyces cerevisiae 46785 BioSyn, presente na formulação do suplemento Advanced Microflora Additive (AMA).
O produto pioneiro no setor de biotecnologia brasileiro é resultante da simbiose entre microorganismos vivos (probióticos) encapsulados e fibras alimentares não digeríveis (prebióticos). É destinado à prevenção e combate às doenças inflamatórias intestinais (enterites) que abalam o sistema de defesa do organismo. “As variações repentinas de temperatura, por exemplo, reduzem de forma significativa a imunidade dos animais e, por consequência, a produtividade na avicultura de postura”, lembra o diretor técnico da BioSyn, médico veterinário Carlos Kneipp.
Mais rendimento e qualidade
Durante os ensaios foram observadas 48 mil aves poedeiras comerciais da linhagem H&N White, em fase inicial de produção de ovos. Elas foram distribuídas em dois grupos. No primeiro, as que receberam o simbiótico AMA e, no segundo, as aves que tiveram nutrição suplementada com um probiótico convencional.
O estudo concluiu que, em 36 semanas, o suplemento da BioSyn promoveu melhora superior na viabilidade e qualidade em relação ao probiótico convencional: “O simbiótico AMA também demonstrou ser uma alternativa viável para melhoria dos índices de produtividade, peso, qualidade interna e externa dos ovos, proporcionando retorno econômico na proporção de 1:10”, completa a coordenadora técnica da BioSyn, Maria Fernanda Menegucci Praes, pós doutora em zootecnia com ênfase em nutrição animal.
Segundo Carlos Kneipp, as mudanças de estação representam a principal oportunidade para avaliar a adoção de aditivos para ganho de produtividade: “O simbiótico AMA comprovou sua eficácia para melhorar as condições de defesa do organismo, promovendo maior saúde intestinal, melhor aproveitamento dos nutrientes da dieta, e consequente melhora de desempenho em todas as fases”.
Biotecnologia nacional
Constituída em 2005, a BioSyn Tecnologia e Nutrição Animal é uma empresa 100% brasileira, detentora de biotecnologia exclusiva (S. cerevisiae 46785) já aplicada a mais de 20 produtos em diversas apresentações e categorias.
“A simbiose totalmente orgânica permite estabelecer de forma integrada abordagens nutricionais inovadoras, ou melhorar as existentes, com foco na saúde animal. Essa é nossa forma de contribuir com a produção de alimentos mais seguros, de forma rentável e sustentável”, explica o fundador da empresa, Cláudio César Ramos.
Além da avicultura, a BioSyn também atende os segmentos de suinocultura, gado de corte e leiteiro, psicultura e animais de estimação (Pet). Para saber mais, acesse: www.biosyn.com.br
Fonte: O Presente Rural.