+55 (51) 3228-8844
coesars@coesars.com.br

09/08/2021 - União Europeia relata mais de 1000 surtos de gripe aviária em 3 meses

Entre dezembro de 2020 e fevereiro deste ano ocorreram grandes surtos de gripe aviária relatados pela indústria avícola europeia. O número, de acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla em inglês), ultrapassou 1.000 surtos em 25 estados-membros da UE e no Reino Unido, com 592 registros em granjas.

O setor mais impactado foi o francês, com 442 surtos em aves, principalmente na província de Landes. Em seguida vem a Alemanha, com 50 surtos, e a Polônia, com 37 casos. Os três países representam 43% da produção avícola da UE e as restrições aplicadas em vários mercados terceiros criaram turbulência nos mercados do bloco. O impacto dos vírus foi significativamente maior em áreas com alta densidade avícola, como no caso das Landes (França).

Seis genótipos diferentes foram identificados na Europa e na Rússia, sugerindo uma alta propensão à mutagenicidade desses vírus. Em relação aos impactos na saúde pública, na Europa, não houve evidência de mutações com potencial zoonótico. No entanto, a Rússia relatou 7 casos humanos devido ao vírus HPAI A (H5N8), todos eles em avicultores com poucos ou nenhum sintoma, enquanto a China teve 5 casos de H5N6 HPAI e 10 casos de H9N2 HPAI. Em qualquer caso, a EFSA considera que o risco para a população em geral, bem como para os casos humanos importados relacionados com viagens, é muito baixo e o risco para as pessoas ocupacionalmente expostas é baixo.


Fonte: Euromeat
Créditos da Imagem: Banco de Imagens ASGAV

Galeria de fotos
DARK HOUSE