+55 (51) 3228-8844
coesars@coesars.com.br

09/03/2022 Gripe aviária se espalha em granjas avícolas dos EUA

Os agricultores são obrigados a abater seus rebanhos após a detecção da doença, e os países importadores impuseram restrições de importação específicas do estado em resposta

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos relatou surtos de um tipo altamente letal de gripe aviária em bandos comerciais em Maryland e Dakota do Sul no fim de semana, aumentando as preocupações de que aves selvagens estejam espalhando a doença por todo o país. 

Os agricultores são obrigados a matar seus rebanhos após a detecção da doença, e os países importadores, incluindo México, China e Coréia, impuseram restrições de importação específicas do estado em resposta.

O surto de gripe aviária é o pior desde 2015, quando quase 50 milhões de aves, principalmente perus e galinhas poedeiras, foram mortas no meio-oeste dos EUA. Chega em um momento em que os preços dos alimentos disparam devido à escassez de mão de obra, problemas na cadeia de suprimentos e a invasão russa da Ucrânia, um importante exportador de trigo e milho.

A doença já está disseminada na Europa e afetando África, Ásia e Canadá. Os Estados Unidos são o maior produtor mundial e o segundo maior exportador de carne de aves, segundo o governo dos EUA.

O USDA relatou a cepa H5N1 em aves selvagens nas Carolinas no início deste ano. A cepa pode ser transmitida aos humanos, embora autoridades dos EUA tenham dito que há um baixo risco para as pessoas.

Abaixo estão outros surtos relatados pelo USDA até o momento.

MISSOURI: O USDA relatou um surto de um tipo altamente letal de gripe aviária em um bando comercial de galinhas criadas para carne no condado de Stoddard, Missouri, em 4 de março.

O surto foi confirmado como a cepa H5N1 da gripe aviária em um bando de cerca de 240.000 frangos de corte no condado do sudeste do Missouri, disse o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do USDA. 

IOWA: Iowa relatou uma forma altamente letal de gripe aviária em um rebanho de 42 galinhas em 2 de março, expandindo um surto da doença nos EUA para o principal estado produtor de ovos. Em 2015, Iowa estava no centro do maior surto de gripe aviária de todos os tempos nos EUA. 

DELAWARE: Uma granja comercial com 1,2 milhão de aves foi atingida por uma gripe aviária altamente letal em 23 de fevereiro, expandindo significativamente o número de aves afetadas nos Estados Unidos.

Kentucky: Um bando de cerca de 240.000 frangos de propriedade da Tyson Foods Inc  em Kentucky testou positivo para uma forma altamente letal de gripe aviária, disseram autoridades do governo e da empresa em 14 de fevereiro .

Testes confirmaram uma forma altamente letal de gripe aviária em um rebanho comercial de perus de 53.286 aves em Kentucky, disse o estado em 16 de fevereiro, expandindo os surtos no setor avícola dos EUA. 

INDIANA: O USDA relatou um surto de gripe aviária altamente patogênica em um rebanho de perus de Indiana em 9 de fevereiro.

Indiana também relatou um caso de gripe aviária H5 em uma fazenda comercial de perus em 15 de fevereiro, afetando um bando de 26.625 perus.

 

Fonte: Avicultura Industrial

Galeria de fotos
fotos (4)