07/03/2022 Vigilância para a Febre Aftosa terá Plano Nacional de comunicação
Mais de trinta pessoas de todo o país participaram, nesta quinta-feira (24), da reunião virtual do Grupo Gestor do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), promovida pelo Ministério da Agricultura. O objetivo do encontro foi apresentar e avaliar o Plano de Comunicação para o programa, que deverá ser adotado até o final do primeiro semestre.
Educação e comunicação em saúde animal é um dos pilares previstos no programa, como forma de manter o país na condição de livre da febre aftosa. O plano de comunicação terá muitos desafios, inclusive de sensibilizar produtores e técnicos que nunca tiveram contato com a doença. Por isso, o material está aberto para sugestões das equipes técnicas e de comunicação dos estados até o dia 10 de março.
Entre as sugestões apresentadas estão a utilização de vídeos, a educação sanitária para crianças e a produção de peças para redes sociais em linguagem clara e acessível. A comunicação do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS mencionou, durante o encontro, um vídeo já produzido em 2019 e que destaca a importância de notificar suspeitas da doença. Clique aqui para assistir.
Na abertura do encontro, o representante da Divisão de Febre Aftosa do Mapa, Diego Viali dos Santos, destacou o protagonismo do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul em ações de comunicação. Ele lembrou que o Fundo ficou em segundo lugar no Prêmio Pecuária Saudável, promovido pelo Ministério da Agricultura, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária e Conselho Federal de Medicina Veterinária. O projeto premiado foi a Cartilha do Produtor.
Fonte: Fundesa