03/11/2020 - Agrogen Desenvolvimento Genético Recebe Certificado de Compartimento Livre de I.A. e DNC
Em 2014, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou a Instrução Normativa SDA nº 21/2014 sobre Certificação Sanitária de Compartimentação da Cadeia Produtiva Avícola para a infecção pelos vírus de influenza aviária (IA) e doença de Newcastle (DNC).
Essa normativa estabelece procedimentos adicionais de biosseguridade, vigilância epidemiológica, supervisões e auditorias, visando à certificação de subpopulações com status sanitário diferenciado como livres de influenza aviária e doença de Newcastle, de acordo com os conceitos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Na data de hoje comemoramos o primeiro Certificado de Compartimento Livre de IA e DNC do RS, e o sexto no Brasil, obtido pela empresa Agrogen Desenvolvimento Genético S.A.
A certificação sanitária da compartimentação da cadeia avícola de reprodução da Agrogen envolve 03 granjas avoseiras, 02 incubatórios avoseiros, 02 fábricas de ração e 01 fábrica de maravalha nos estados do RS e PR e foi um trabalho iniciado em 2018 com incremento em medidas de biosseguridade estruturais e operacionais, vigilância epidemiológica e auditorias internas e pelo MAPA.
A certificação de compartimento é voluntária e serve como um seguro avícola, porque o sistema compreendido pelo compartimento fica blindado às restrições comerciais desencadeadas pela eventual ocorrência de doenças de impacto mundial como Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
Fonte: SISA/DDA/SFA-RS
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA